É a inserção de agulhas MUITO finas (em cada agulha de injeção cabem 8 agulhas de acupuntura aproximadamente), em pontos específicos do corpo. É uma das técnicas de tratamento da Medicina Tradicional Chinesa, que é a medicina mais antiga existente, praticada a mais de 3 mil anos, e que hoje já existem evidências e pesquisas científicas sobre sua eficácia.
Uma das bases do tratamento com Acupuntura é que existe uma substância vital em nosso corpo chamada de Qi, que pode ser traduzida como ENERGIA. O Qi e nosso sangue andam juntos (afinal Einstein já nos provou com a Teoria da Relatividade que Matéria não existe sem energia e vice-versa) e é o Qi que impulsiona esse sangue, e quando há um desequilíbrio dessa energia, consequentemente o sangue não flui direito por todo o corpo, gerando as dores e as doenças.
Para nós acupunturistas a doença surge a partir de estágios evolutivos, ela não acontece de uma hora para outra, ela vai evoluindo, e começa no nível energético, depois para o funcional e por último orgânico, que é onde existe alteração em exames de sangue, ressonâncias, etc. Quando a doença ainda está a nível energético, a nossa medicina convencional não detecta, mas na mtc é possível fazer essa avaliação e tratar o indivíduo, antes que a doença se instale de fato. Ou quando ela já se instalou, reequilibramos todos o organismo para que ele se cure.
É cientificamente comprovado que a inserção de agulhas nos pontos de acupuntura fazem com que o cérebro libere substâncias que regulam nosso organismo, como endorfinas, e hormônios, liberando serotonina e também substâncias analgésicas que melhoram a dor. #acupuntura #mtc
Comentarios